terça-feira, 5 de abril de 2011

Um teste para saber: Você ama a Deus?


Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama. E aquele me ama será amado por meu Pai e eu também o amarei e manifestarei a Ele. (João 14:21)

     Se fossemos as ruas com o intuito de perguntar as pessoas se elas amam a Jesus Cristo, certamente receberíamos em unanimidade eufórica: sim! Todos gostam do homem que morreu na cruz.---Ele é o cara, poderá afirmar um jovem urbano descolado. Isso não é hesitação, sei como são as coisas. Participei de muitas atividades de evangelismo pessoal em cidades extremamente presas a idolatria e no decorrer de todas as abordagens os entrevistados diziam amar a Jesus a despeito de suas práticas religiosas que contradizem complemente as suas ditas confissões de amor, pois o amor requerido por Deus implica exclusividade. Cremos pela palavra inspirada que Deus abomina o compartilhamento do seu culto a outros que são reputados deuses ou senhores. Sabemos mediante a verdade da palavra que é toda adoração a ídolos é nula e vazia, sejam eles quais forem, sendo Iahweh o único Deus auto-existente em todo universo e o legítimo alvo de adoração e reverência.

      Os brasileiros se assemelham aos samaritamos de I Reis 17.Vivem a religião do culto misto. Afirmam servir a Deus e concomitantemente se dobram diante de outros supostos mediadores entre eles e o Pai. Cantam Jesus Cristo,eu estou aqui,constroem monumentos turísticos alusivos a sua pessoa e param o final do ano para comemorar seu nascimento .No nosso país,o crêr intelectualmente em Jesus é uma realidade tão forte, tão evidente, que o seu nome é encontrado em todos os lugares.O nome Jesus está estampado nas camisas,alvo de investigação acadêmica,presente nos slogans de empresas,ao lado das vitrines de lojas e em comerciais e propagandas da TV.O brasileiro é nominalmente cristão,pois nasce em um ambiente cristianizado e no decorrer da existência aprende em seu círculo social,pelo menos superficialmente, a história do homem que dividiu a história.

           Tudo isso parece ser bom,mas não é.Uma sociedade religiosamente perdida é pior do que uma ateísta declarada.A verdade assusta,mas é digna de ser proclamada.A religiosidade é o mal que tenta sutilmente assaltar a nossa espiritualidade e como não podemos ignorar esses ardis, precisamos atentar para o significado bíblico do amor que os homens genuinamente salvos possuem por Jesus.Não é simplesmente um amor-respeito,mas um amor-atitude!Amar ao Cristo de Deus é obedecer com gratidão os mandamentos que outrora ele nos deixou para que por meio deles recebêssemos sua vida ressurreta.É amar a Cristo e uns aos outros segundo a maneira de Deus.Não basta realizarmos obras de piedade é preciso ter um modelo para tal,e para nós discípulos, Jesus sempre será o modelo de todas as nossas ações de misericórdia e reconciliação.Essa é a razão obvia de Jesus ter dito ''um novo mandamento vos dou''-pois era uma nova lei simplesmente porque agora o parâmetro estava estabelecido máximo de uma vez por todas:''assim como eu vos amei''.Agora com o o parãmetro de Cristo todas as 613 leis do Velho Testamento seriam resumidas em apenas 2 e a partir de então apenas essas duas leis quando cumpridas provariam a natureza do amor dos homens pelo seu criador e mais, o cumprimento das duas supremas leis do amor abririam a porta para a manifestação desse criador aos seus filhos de forma pessoal!

     O modelo de Jesus nos confere autoridade para cumprirmos o seu desejo de forma irrefutável.Seguir o exemplo precioso do nosso mestre no amar a Deus é o que diferencia homens discípulos de homens meramente religiosos.Considerando essas verdades podemos depreender a seguinte conclusão:

1)Amar a Deus se evidencia pelo guardar amorosamente os mandamentos. Depreende-se de que nem todos os cristãos amam de fato e verdade a Deus, mesmo que venham a dizer com todas as forças que sim, o seu posicionamento alheio aos mandamentos prova justamente o contrário.
2)Os mandamentos da fé cristã são fundamentos em amor:Amar a Deus e a todos os semelhantes.

3)Quando se ama a Deus na observação vívida dos mandamentos, ocorre um fato extraordinário  muda radicalmente a história do fiel:Jesus Cristo em resposta a sua diligência se manifesta em sua vida.
      A)Quando Jesus somos alcançados pela manifestação de Jesus Cristo, o esplendor de sua glória nos transforma em sua perfeita imagem(II Cor 3:18 ),e nisto concorda João Quando Cristo se manifestar seremos semelhantes a ele!(I João 3:2)
       B)O grau de obediência que possuímos aos mandamentos de Deus determina a intensidade da manifestação de Jesus Cristo nas nossas vidas. Quando mais nos submetermos a vontade de Deus, isso obviamente em amor(é importante sempre frisar que a vida cristã autêntica é em vivida por e em amor)o Senhor Jesus nos abençoa com a manifestação de sua gloriosa presença. O amor de Jesus pelo discípulo e a sua manifestação a ele são as respostas do Criador diante da sinceridade dos seus filhos em considerar a sua lei o princípio existencial mais importante de suas vidas.

Que possamos dizer com palavras e atitudes: Como eu amo a tua lei.oh!Senhor(Sl 119:97)
Fiquem guardados na esperança da glória!
Graça e Paz.
Pastor Paulo César Júnior.
Um dos pastores da Igreja Celular Discipulai em Juiz de Fora-MG

Nenhum comentário: