domingo, 22 de agosto de 2010

A INGRATIDÃO DOS AGRACIADOS JUDEUS E A GRATIDÃO DO AGRACIADO SAMARITANO.


E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou (Lucas 17:12-19)
                                                                                                                                                                                                                                 
Esse fato como todos os outros relatados nos evangelhos, possui perfeita relação com a realidade dos nossos dias, lembrando sempre que o evangelho é atualizado hoje, de modo prático e vívido, visando sua total aplicabilidade nas nossas vidas.
Então... Guarde essa palavra: O evangelho escriturístico foi escrito há 2.000 anos para ser reescrito como evangelho (boas novas) da revelação da vontade de Deus no nosso dia-dia!

 Vamos resumir o acontecimento em tópicos e concomitantemente tecerei os devidos comentários.

1)Os dez leprosos se posicionaram longe de Jesus e todos se viram como necessitados e clamaram ao Mestre por misericórdia.

2)Jesus não os tocou, mas não fez isso por preconceito. Ele os amou, mesmo sabendo o desfecho dessa história. Afinal ele já tinha curado leprosos, tocando-os (Mt 8:3), mas ali, naquele preciso momento, o seu desejo era de manifestar uma cura gradativa que exigisse dos dez leprosos uma disposição em caminhar até o templo, afim que se cumprissem às determinações prescritas na lei, quanto à purificação da lepra. E esse detalhe é sumamente revelador!

3)Como se desencadeou o processo de cura da lepra?Quando estavam caminhando rumo ao encontro dos sacerdotes. Meu querido só se é curado das estigmações de ser, caminhando em fé, na estrada da graça. Nesse caso, não houve um milagre instantâneo como em outros episódios de cura. Vemos como o poder de Deus foi se manifestando gradativamente. Agora para os leprosos, o maior milagre envolvia uma questão de obediência, era necessário crer que chegariam diante dos sacerdotes completamente limpos. E eles creram!Mas somente um, pôde contemplar algo além do seu milagre. Os nove leprosos tinham uma fé suficiente para a cura física, mas ineficiente para ver que além do prazer da resolução de sua patologia, existia mediante a revelação de Jesus, o reto sentido da existência, que é viver em adoração ao Senhor de todas as bondades e misericórdias.

Que a glória dos milagres não impeça você de contemplar aquele é o autor e Senhor das maravilhas. Não queira ‘’fazer a obra de Deus’’por causa dos benefícios que Ele derramou sobre você!Cuidado, pois é nessa hora que a vontade de barganhar aparece. Olhe para esse caso, o maior milagre aconteceu somente na vida de um leproso. O maior milagre é o ser humano reconhecer que todo esforço em agradar a Deus com obras de justiça é insuficiente! É dar o golpe fulminante na arrogância religiosa, que destitui todo senso de auto-salvação. Ou seja, aquele que retornou a Jesus, um samaritano, a categoria étnica mais desprezada pelos judeus, e ainda por cima dessa dura realidade existencial sendo leproso,entendeu que a única manifestação que poderia ter, condizente com a graça a ele conquistada, é render gratidão, é distribuir da mesma graça o amor aos que porventura estão sedentos da mesma cura, é reconhecer a incapacidade de recompensar o Pai das boas dádivas. Somente o que compreende a graça, com todas as suas nítidas implicações conseguirá responder adequadamente ao chamado de Deus. E até mesmo essa compreensão da graça é obra da graça!

Que história linda!Um insulto aos judeus pelos seus preconceitos e uma grandiosa revelação do quanto o evangelho é loucamente oposto aos ideais sociais e religiosos de ser e agir!

Oh!Deus leva-nos a um nível de consciência da tua graça, onde poderemos nos enxergar como somos no espelho da tua liberdade e permitir que nenhum temor existencial roube a esperança de que somos fruto da tua disposição em nos amar ilogicamente.

4°)Sempre os que compreendem a graça serão minoria do ponto de vista humano.Sempre foi assim e será até a consumação dos séculos.Lembremo-nos das palavras de Paulo"A fé não é de todos’’.Perceba a quantidade dos que se dizem cristãos e não são gratos a Deus. E como são ingratos?

Ingratos quando dissimuladamente se odeiam uns aos outros,quando mercadejam as bênçãos liberadas na cruz,quando se submetem as leis de suas denominações,quando obedecem cegamente ao domínio dos pastores que apascentam a si mesmos e quando fundamentam as suas devoções na filosofia da quase-graça do sistema chamado evangélico, que é uma caricatura do evangelho autentico que somente os que andam no caminho da revelação da graça são testemunhas reais.

Por amor a graça que se encarnou em Jesus, o verbo de Deus, quero ser a minoria que volta do domínio sacerdotal e se lança aos pés d’Ele com a certeza de que é este o único lugar em que devemos permanecer. Quero ser a minoria que nos últimos dias deixará a babel religiosa e andará livremente pelas ruas de Jerusalém, em direção aos pés de Jesus. Deixemos os templos e nos assentemos nos pés de Jesus. Deixemos os sacerdotes, e nos aconcheguemos na obra perfeita, do único mediador entre os homens e Deus Pai.

Aleluia!Porque hoje esta palavra se torna uma realidade na minha e na sua vida!

Em Cristo, a cura das marcas que a vida nos impôs.
Paulo César Jr.