sábado, 2 de outubro de 2010

AS CHAVES PARA O SUCESSO NA PÓS-MODERNIDADE-PARTE 2


                     
Vida é movimento, esse movimento é interagir e interagir é um fluxo constante de energia distribuída.

 2)CONQUISTAR AS PESSOAS E SEUS SERVIÇOS COM FACILIDADE:


Costumo dizer que os segredos para a conquista dos nossos desejos estão sedimentados na natureza dos nossos relacionamentos com as outras pessoas. Nada se consegue sozinho e nenhuma proeza se faz solitariamente. Até o Criador com toda sua glória e soberania, sentiu o desejo de se relacionar com um ser que refletisse sua imagem, possuísse intelecto e perfeita compreensão do senso de mutualidade. Nunca nos esqueçamos de que o viés da vida é pavimentado pelos bons relacionamentos e sempre precisaremos construir pontes para o nosso caminhar. Se tivermos objetivos existenciais a alcançar, precisaremos nos apropriar da arte de conquistar as pessoas.O ser humano anela pela felicidade proporcionada pelo simples prazer de ser reconhecido. Basta um olhar de desaprovação ou uma atitude de ridicularização para comprometer gravemente o estado emocional de uma pessoa, podendo suscitar seqüelas e traumas que perdurarão por toda a vida. A nossa psique, que comumente denominamos de alma ou espírito, precisa captar sinais de aceitabilidade no ambiente onde estamos inseridos para desenvolver as suas potencialidades de forma plena. Sem essa instigação no interior, fato que é proveniente de uma adequada interação externa, nenhuma obra será completa. Agora entramos em uma questão primordial: Se sabemos como e quando reconhecer os indivíduos que nos cercam, considerando as suas singularidades e características pessoais e através dessa observação construtiva, desvencilharmos de qualquer resquício de ingratidão ou indiferença consciente ou inconsciente pelo trabalho das pessoas.

E como conquistar as pessoas, disponibilizá-las para o nosso bem e fazê-las amigas?Somente aplicando corretamente o princípio tríplice da interatividade humana.

                 O PRINCÍPIO TRÍPLICE DA INTERATIVIDADE HUMANA

Todas as nossas ações são objetivas. Até mesmo o fazer nada em si mesmo possui um desígnio estabelecido. Para cada atitude existe uma resposta correspondente. As ações produzem reações idênticas em qualidade, é a lei da causa e efeito: a quantidade de sementes lançadas na terra determina a fartura de uma colheita. Partindo dessa premissa, o nosso alvo através deste estudo é o proceder benevolentemente para com todos a fim de gerar um efeito de proporções idênticas nas nossas vidas. Sempre quando percebemos que estamos desafiados a superar um obstáculo que nos impede de chegarmos a um objetivo, procuramos alguém que possua uma competência necessária para a resolução daquele problema. Esta é a razão da individualidade humana na interação global, exercer as peculiaridades do meu ‘’eu’’ com o ‘’eu’’ do outro, criando um ambiente coletivo saudável, onde a subjetividade não é agredida e tampouco o compromisso interpessoal é defraudado.

Conheçamos os três princípios básicos norteadores dos relacionamentos saudáveis:

■Primeiro princípio: Simpatia. O carisma que atrai as pessoas para junto de si, e isso inclui o aspecto da cortesia, sendo a capacidade de agir de modo que a pessoa venha se sentir prezada e aceita.Pequenos detalhes constituem a simpatia e são determinantes para que a aproximação de duas pessoas aconteça.O sorisso é o primeiro detalhe.Uma pessoa sorridente transforma um ambiente denso em um paraíso para  a convivência.É dificil de entender um ser que não se atrave a sorrir,mesmo sabendo que algumas vezes a vida não nos motiva a fazer tal proeza,mesmo sabendo que as vicissitudes dos acontecimentos inesperados volta e meia nos assaltam ou que a maré do mar existêncial se levanta de tal forma que a unica reação que nos sobrevém é  nos escondermos no porão do navio,sorrir pode ser possível,sorrir pode ser a manifestação de refrigério para a alma cansada.A pessoa simpática é capaz de fazer elogios,de levantar a auto estima do próximo e de demonstrar total interesse por aquilo que o semelhante necessita e quando isso acontece,a simpatia adquire uma nova face comportamental e assume a característica nobre da empatia,vejamos o que ela é.


■Segundo princípio: Empatia-é a capacidade de, ao identificar e compreender os desejos e sentimentos dos indivíduos, reagir adequadamente de forma a canalizá-los ao interesse comum.Nos precisamos pensar como se estivéssemos na mesma condição do outro que sofre,que luta,que é marcado e ferido pelas circusntâncias da vida.

■Terceiro princípio: Disponibilidade-É agir concretamente guiado pelo principio da empatia, estabelecendo ações que venham corroborar o sentimento outrora já experimentado.É impossível ao empático não se dominar pelo sentimento de prestatividade,diante da necessidade que se apresenta.

Aplicando esses 3 princípios seremos realizados em todas as áreas e manifestaremos o diferencial na pós-modernidade,onde as pessoas vivem em função de suas próprias ambições.O destaque pertencerá aos que porventura estiverem prontos a agir na contra-mão do sistema.Descubra a arte de impressionar as pessoas!Haja inesperadamente e reverta  positivamente os quadros de impacência e desamor em oportunidades ricas para o crescimento humano.


O assunto continua e o abração fica aqui.