domingo, 26 de dezembro de 2010

Rápidas reflexões de vida




''Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;''(Colossenses 1:9)


Para as pessoas que almejam o crescimento espiritual e a evolução da vida cristã autêntica, é imprescindível absorver a palavra de Deus contida nos escrituras. Crendo que as nossas mentes estão livres da hermenêutica religiosa e cativas à verdade do evangelho da graça faremos à luz do Espírito uma análise detalhada dos desejos de Paulo para os cristãos de Colossos.

                Entendendo alguns desejos de Paulo:

Eram os anseios espirituais do apóstolo, declarados na introdução de cada epístola (no presente artigo, aos Colossenses). As cartas paulinas eram os instrumentos admoestadores direcionados às igrejas que estavam sob a autoridade ministerial apostólica e tinham a finalidade de ministrar o conhecimento da verdade, dentro de seus respectivos contextos histórico-sociais. E um dos desejos afirmados por Paulo aos Colossenses é que eles possuíssem plenamente uma inteligência superior, essencialmente metafísica,incomparável com as mais excelentes capacidades cognitivas que alguns porventura tiveram,seja por fatores genéticos ou pelo diligente esmero nos estudos seculares.

                                  TOME NOTA:

1)Paulo desejava aos seus destinatários, a experimentação de vários benefícios decorrentes da vida na fé, necessários para expressão sadia da espiritualidade na graça.

2)Aquilo que ele desejava, era fruto de sua realidade relacional com Deus e mediante isso, fruto da participação na natureza divina, com suas inefáveis revelações. Assim, ele compreendia o que era uma experiência pessoal e o que esperava ver em seus filhos espirituais.

3)Paulo estabelece os resultados que sobrevirão, caso as suas recomendações fossem recebidas, e efetivamente aplicadas como os ingredientes na construção do ser segundo a verdade do evangelho.


                Distinguindo os dois tipos de inteligência:


1)O conceito de inteligência segundo a ciência: Inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens. Partindo deste princípio podemos inferir que todo ser humano é inteligente, pois a todos é dada a capacidade de raciocinar e construir de toda sorte de projetos para a vida.

2)O conceito de Inteligência espiritual segundo o Evangelho: A capacidade do Cristão compreender o que está além do campo físico, o entendimento de verdades não assimiladas pela maioria da cristandade. Essa inteligência confere ao agraciado a possibilidade de operacionalizar a natureza que outrora possuiu desde o dia em que seu espírito fora unido ao Espírito de Deus. Uma pessoa inteligente espiritualmente não é vítima das incertezas da vida e nem se rende a dúvidas ou pensamentos negativos.

         CARACTERÍSTICAS DE UM SER INTELIGENTE:

A) Acredita que o poder de realização está dentro de si-Deus está em si. Através de seus pensamentos suas orações são eficazes e tornam-se instrumentos práticos na vida cotidiana.

B)Perdoa, Ama e exerce atos de paz, liberalidade e solidariedade -exercícios de aperfeiçoamento humano.

C)Estimula os outros a olharem a vida conforme a visão do evangelho inclusivo do Cristo. Não categoriza as pessoas e nem procede de má fé para com os semelhantes.


D)Não se submete ao domínio despótico de líderes religiosos.O ser espiritualmente evoluído é instigado a viver em liberdade em conformidade com a sua consciência devidamente pacificada na graça de Deus.


E)Os inteligentes espirituais acreditam na recuperação das pessoas e sempre dão uma segunda chance para quem se arrepende.


Que o Eterno traga a você o completo saber que é a chave de toda realização existencial.


Abraços Calorosos
Paulo César Jr.