quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A fé realizadora e a nossa responsabilidade na mudança das situações



"Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus." (Atos 4: 13).


A nossa ousadia em viver o evangelho de forma radical testifica perante o mundo a veracidade da fé. Normalmente nenhum ser humano inteligente assume um compromisso real com algo que não seja verificável. Por isso escolhi viver a fé de Deus. E nisto você poderá indagar: a fé é verificável?Eu digo que sim não pela fé em si mesma, mas pelo o que ela faz e gera naqueles que a possuem. Fé é como a energia elétrica em um fio encapado, você não a vê, mas existe uma força invisível dentro do conteúdo daquele fio que é capaz de ligar qualquer aparelho que tenha necessidade de sua operação.  Quando temos a fé verdadeira, geramos na mesma intensidade obras de justiça verdadeiras. A fé operacionaliza todo ministério da piedade. A fé aciona a maquina produtora de sonhos e ativa em nós o desejo por fazer os outros conhecerem a verdade. Quem vive pela fé expressa em obras ousadas a certeza de que todas as coisas estão sob o comando daquele vive e reina eternamente. A radicalidade do evangelho acontece quando as nossas ações tornam-se regidas pela fé, visando em todo tempo agradar a Deus na expressão graciosa do seu amor. Cristãos cuja fé está inativa não conseguem superar suas limitações. Muitas igrejas estão desestruturadas e doentes pelo descuido da não instrumentalização da fé:

                   
              “De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número.” (Atos 16: 5).

O crescimento numérico faz parte dos planos de Deus para as igrejas locais. A promessa feita a Abraão de fazê-lo pai de multidões inumeráveis ainda pulsa no coração de Deus. É inconcebível ver como algo natural a situação de igrejas urbanas com quarenta, cinquenta anos de organização estagnadas em 100,200 membros. Conheci em minha cidade uma comunidade evangélica que não recebe simpatia e aceitação das pessoas de seu bairro. Eu ficava perplexo por ver os moradores não a verem como igreja e sim um clube social, onde existem apenas reuniões de confraternização entre um grupo seleto de pessoas exclusivas. Depois de um tempo refletindo essa situação, pois eu estava naquele meio e desejoso de fazer algo, Deus me mostrou que aqueles cristãos não exercitam a fé para ser igreja. Aquele ambiente era nocivo para a sustentação da fé que recebi e como busco incessantemente viver o progresso da carreira espiritual, imediatamente após essa percepção da realidade me desliguei daquela instituição. Eu creio que caso fizessem uma ativação dos recursos espirituais outorgados pelo Pai estariam sedentos por ver conversões diárias. A inativação da fé tirou-lhes o amor pelos perdidos e permitiu que o comodismo se instalasse em suas vidas, impossibilitando todo sucesso.  É evidente que todo acréscimo sadio no número de discípulos é uma resposta divina às ações evangelizadoras desempenhadas em fé pela comunidade no seu campo de atuação.

Pedro e João foram reconhecidos no seu tempo, pelo caráter ousado de suas pregações e pelo estilo apaixonado de ser viver a vida conforme o padrão de Cristo. O ministério dos primeiros discípulos era frutífero por que havia neles a força impulsionadora que provém da fé. E essa fé impressionava a sociedade e fazia os homens incrédulos crerem na possibilidade de que tudo aquilo que lhes era anunciado seria de fato algo verdadeiro, pois em Pedro e João existia uma brilhante ousadia. Se você crê em Cristo como o Senhor ressuscitado isso lhe é por sinal que já tens uma medida de fé suficiente para mover uma montanha. E esse poder Deus não concedeu a todos os homens (II Tessalonicenses 3: 2), mas entregou na mão dos eleitos e deu-a a você como um presente de Natal. Ele compartilhou contigo de sua essência criadora:

"Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo." (II Pedro 1: 4).

Portanto nada pode ser impossível para você. Mediante a incorporação da fé realizante, Deus lhe transforma em um destemido aventureiro vencedor. Olhe para as circunstâncias que lhe cercam e veja se sua fé leva-te a ter atitudes corajosas. Se não, agora é o momento oportuno para ativá-la pela submissão da mente a explicação da palavra bíblica que a gera no coração. Através da fé, você encontrará no caminho da vida todas as soluções necessárias para os desafios que lhe sobrevirão. Paulo disse em sua segunda carta a Timóteo que recebemos um espírito de coragem e não de medo (II Timóteo 1: 7). De acordo com o estudo da língua grega, o idioma utilizado para escrever as cartas, o apóstolo referiu-se a mente humana quando escreveu o termo espírito de coragem. Portanto encha sua mente de pensamentos positivos e expulse de lá todo medo, pois a ação desse sentimento é paralisante e se você está em Cristo, não há porque temer, já que existe um trajeto de vitórias para você seguir. Mas lembre-se é preciso se atrever a crer no impossível e arriscar sempre. Com certeza quando estamos para agir em fé muitas vozes dissonantes se amontoa ao nosso redor, tentando nos dissuadir da vontade de vencer ou do passo importante que estamos para dar. Então, precisamos pôr o capacete da salvação para proteger a nossa mente de toda racionalização contrária ao princípio que recebemos. Como colocar o capacete?Agindo em fé resistindo a toda idéia negativa. Quando alguém lhe disser que o seu sonho é impossível ou que aquele emprego ambicionado, que é tão bem remunerado é difícil de conquistar não retenha tais palavras no coração. Rejeite toda sugestão que não promova a sua felicidade. Lembre-se na hora da afronta o que palavra de Deus diz sobre você e confesse o contrário do que ouviu, anulando as declarações opostas. Nós temos a mente de Cristo! Temos uma perspectiva muito mais ampla do que seja a vida, estamos progredindo no conhecimento dos propósitos de Deus, distinguimos os meios para realizar os nossos projetos e andamos pelas ruas com uma postura ereta,posicionados como atletas que ostentam suas lindas medalhas.

TOME NOTA:

1)Ousadia é a característica principal dos vencedores. Sem ousadia não podemos completar a carreira que nos está proposta. Temos a mente de Cristo, a mente corajosa, que enfrenta os percalços da existência sem titubear. Vencemos pelas armas da fé e a principal virtude dos fortes é a sua invulnerabilidade a toda insinuação que comprometa a felicidade. Nascemos para vencer e viver em prosperidade, somos obra da perfeição de Deus. Jesus levou todo sofrimento dos homens na cruz, para que eles pudessem desfrutar das maravilhas que primeiramente estavam destinadas a Adão e Eva.

2)Ouse crer no agora e tenha esperança para o amanhã. Tais atitudes aliviarão a sua bagagem. Saia do conformismo e atente-se para as promessas que Deus nos deu (há mais de 7.000 promessas na Bíblia!).

3) Todas as manhãs ore agradecendo pela sua vitória almejada,visualize como será a conquista e apresente tudo isso a Deus. Também é importante declarar três vezes ao dia a realização do que você anseia por ver. Chame à existência as coisas que ainda não são. (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. (Romanos 4:17)

Nenhum comentário: